Como fazer um TCC: Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental ou Estudo de Caso?

Você Está com Dificuldades para Fazer o seu TCC?
Com o TCC SEM DRAMA Você Vai Aprender a Fazer em 
Poucos Dias, Passo a Passo e do Jeito Certo!
Mesmo que Você Esteja Começando do Zero
ou Totalmente Perdido

O Breve Vídeo Abaixo Revela Como Mais de 9.700 Alunos Foram 100% Aprovados Utilizando o Método do TCC SEM DRAMA.

Quer dominar a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e o estudo de caso?

BRINDE – baixe grátis o Ebook sobre "Temas para TCC":

A quinta e mais abrangente forma de classificação dos tipos de pesquisa é quanto aos procedimentos. Eu sou o Professor André Fontenelle e nesse vídeo você vai entender os 03 principais procedimentos de pesquisa de um TCC.

Mas antes, você deve saber que todas as decisões sobre metodologia científica deverão partir do seu tema. Então baixe gratuitamente meu ebook que vai te ajudar a escolher seu tema de TCC em 03 passos simples.

Veja também meu super artigo sobre metodologia científica e tipos de pesquisa:

Veja o vídeo 8 de 9:

Ah, se ficar com alguma dúvida, escreve aí nos comentários! Pode contar comigo!

No próximo vídeo, você vai conhecer outros procedimentos que, embora não sejam tão comuns, podem ser também importantes para o seu TCC. Vale a pena conferir!

Um abraço e até o próximo vídeo!

Pesquisa bibliográfica

A pesquisa bibliográfica é o procedimento de pesquisa mais comum, estando em praticamente 100% dos TCCs.

Mas, o que é pesquisa bibliográfica? É a pesquisa de citações em livros, artigos e outros textos de caráter científico já publicados.

Nesse tipo de pesquisa, de caráter predominantemente teórico, busca-se especialmente desvendar os relacionamentos entre conceitos, ideias e características de um objeto.

Realiza-se a comparação de vários ângulos diferentes sobre um problema, deixando o pesquisador cheio de informações sobre aquele assunto.

A partir de aí, o pesquisador compara os resultados, faz interpretações e constrói conclusões.

Mesmo que uma pesquisa tenha caráter empírico, adotando outros procedimentos de pesquisa, como o estudo de caso, por exemplo, sempre haverá uma parte teórica, caracterizando a pesquisa bibliográfica.

Também, é possível que a pesquisa seja unicamente teórica. Mas, nesse caso, o pesquisador deve estar muito atento à problematização do tema, para não cair na armadilha de escrever uma mera coletânea de conceitos.

Pesquisa Documental

Por outro lado, a pesquisa documental é o procedimento de coleta de citações em fontes que não tenham caráter científico.

Documento é qualquer objeto que contenha informação sobre um fato, fenômeno ou acontecimento.

Portanto, na pesquisa documental você pode usar textos de empresas e entidades públicas, cartas, diários, catálogos, jornais, revistas, certidões, escrituras, testamentos, fotografias, tabelas, imagens, relatórios contábeis, estatísticas, etc.

A pesquisa documental é uma excelente forma de tornar o seu TCC menos teórico, pois permite colocar em contraste as referências bibliográficas com a realidade dos fatos, registrada em documentos.

Estudo de Caso

Já o estudo de caso é uma investigação que visa retratar de forma profunda e exaustiva os aspectos de um indivíduo, população, organização, ambiente, situação ou fenômeno.

Por isso, não permite a generalização. Quer dizer, nenhuma conclusão do estudo pode extrapolar o seu objeto de estudo.

Em outras palavras, se um estudo de caso evidencia que um determinado processo é bom para uma empresa, isso não significa que será bom para todas as empresas. Mas provavelmente será para aquelas empresas parecidas com a que esta sendo estudada naquele caso.

A ideia é encontrar as principais particularidades de um caso que possam ser comparadas com outros casos, por quem vier a ler a pesquisa. Assim, a eventual generalização só deve ser feita pelo leitor, nunca pelo pesquisador.

A vantagem desse procedimento é a possibilidade de concentrar a pesquisa no problema de uma única empresa, ou de um grupo de pessoas, por exemplo.

Além disso, o estudo de caso não exige métodos rígidos, podendo ser utilizadas entrevistas, questionários, documentos, etc.

As vezes, inclusive, o estudo de caso é feito com a análise de dados numéricos do objeto estudado. Porém, ao contrário do que se possa pensar, a pesquisa provavelmente será qualitativa.

Isso por que a análise não será estatística, restrita à verdade contida nos números. Provavelmente, o pesquisador em regra fará uma crítica sobre esses dados, para encontrar causas e eventuais soluções do problema.

Palavras-chave: TCC,Pesquisa bibliográfica,pesquisa documental,estudo de caso,2 O Método Científico e os Tipos de Pesquisa,Metodologia de pesquisa – Revisão Bibliográfica _ Modulo 3,A Pesquisa Bibliográfica,Orientações Estudo de Caso – Introdução,Estudo de Caso Metodologia Científica,Planejamento de estudo de caso,andre fontenelle,Tutorial Pesquisa Bibliográfica – Metodologia da pesquisa científica,Como fazer um TCC,TCC passo a passo,O que é Estudo de Caso,como fazer tcc.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Sobre o autor

Josué Mota Sobre o autor deste site Opa! Eu sou Josué Mota. Sou fundador do VDSTube, uma site exclusivo de vídeos, que nasceu em 2012. Sou empreendedor e especialista em criação de blogs que geram faturamentos rápidos, trabalhando diretamente do escritório de casa. Empreendo, exclusivamente na internet. Através do Blog te mostramos dicas de como é possível viver da suas paixões, e empreender no que você deseja e mudar sua mente para algo que vá te levar onde você sempre quis chegar. Através do Empreendedorismo, ajudamos pessoas a mudar de vida, sendo o que elas realmente querem ser.

Você também pode se interessar por:

Comentário (24)

  1. Professor André, quero deixar registrado o quão valiosas foram as suas explicações para a construção da metodologia do meu artigo. Agradeço imensamente sua contribuição. Continue fazendo esse tipo de vídeo, pois assim como foi suma a importância deles para mim, será para outras pessoas com a mesma dificuldade que eu tinha em fazer a identificação e elaboração das etapas da metodologia. Muito, muito obrigada!

    1. +Kenia Lucrecia, você não imagina o quanto eu fico feliz em ter conseguido ajudar você! Essa é a missão desse canal. Com certeza, não irei parar… toda semana, pelo menos 01 vídeo novo continuará sendo postado. Aos poucos vou colocar aqui a maior parte dos conteúdos que abordo no meu curso prático de TCC. Muito obrigado pelo feedback!!!

  2. Olá professor, segundo o que eu entendi, um estudo de caso não se caracteriza como um método indutivo. Qual seria a classificação adequada para o método de um estudo de caso sobre o impacto da descentralização em uma empresa?

  3. Oi professor André adorei suas explicações, linguagem bem clara que me ajudou bastante. continue assim fazendo esse tipo de vídeo. Muito obrigada.

  4. Bom dia Professor, estou assistindo todas as aulas sobre metodologia, estou na dúvida se a classificação do meu trabalho é apenas bibliográfica ou se também é documental. Fiz uma revisão sistemática e os artigos encontrados serviram de fonte, mas na etapa de fundamentação utilizei citação de dois livros da área. Parabéns seus vídeos são esclarecedores!

    1. Se você citou apenas livros e artigos científicos, sua pesquisa é bibliográficas. Mas se forem outros tipos de artigos, por exemplo, aí é pesquisa documental também!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *